Claudio Luiz Almeida - Despachante Imobiliário em Porto Alegre

 

Iniciou suas atividades ligadas ao setor documental em 01 de fevereiro de 1977, como funcionário, e posteriormente gerente de uma Construtora em Porto Alegre. Então, em 1988, decidiu desvincular-se para ter seu próprio escritório, passando assim a prestar assessoria como despachante imobiliário a diversas empresas e pessoas físicas, especialmente na área Notarial e Registral.

Autônomo e sem funcionários, o trabalho era desenvolvido exclusivamente pelo despachante Cláudio que, via de regra, sempre traçou relações de amizade em seu labor diário e, naturalmente, atualizava-se junto aos órgãos competentes a cada nova tarefa executada.

Em tempo, o despachante Cláudio salienta que despachante imobiliário não é aquele que só tira  certidões ou leva e trás documentos. Aqueles que agem assim apenas “sobrevivem”, não conseguem se manter e investir na atividade. Ele considera profissional aquele que se atualiza, se aperfeiçoa e está devidamente regularizado e vinculado ao seu Sindicato. Ser despachante imobiliário é dar amplo assessoramento ao cliente, num processo a contendo do início ao fim.

A partir de 1999 passou a ter total apoio de sua esposa Leila Teixeira de Almeida, também despachante imobiliária, nas atividades do escritório, o que proporcionou ao despachante Cláudio mais tempo para a visitação aos clientes e órgãos, prestando assim, uma assessoria mais  personalizada. Neste tempo, o casal inovou também pela informatização na elaboração e preparo dos processos, que antes eram datilografados, bem como mantendo-se atualizados através do cadastramento e acompanhamento de processos eletrônicos e troca de e-mails com os clientes, trazendo agilidade e celeridade aos serviços prestados.

Nessa ascendência profissional, tornou-se sócio da empresa LOT – Assessoria Imobiliária Empresarial, onde o despachante Cláudio, orgulha-se em destacar a atuação de sua esposa Leila Teixeira de Almeida, advogada desde 2009, pós graduada em Direito Registral Imobiliário, com Extensão em Direito Notarial e Registral pela Ajuris, o que fortalece sobremaneira a prestação de serviços da Empresa. Com sede própria no Bairro Glória em Porto Alegre, além do casal Cláudio e Leila, a LOT conta hoje com o apoio operacional de uma funcionária.

“Valeu e está valendo a pena ser despachante imobiliário. Nasci para isso, para estar no meio de documentação”, diz o despachante Cláudio, completando ainda que se tivesse que recomeçar hoje, recomeçaria como despachante imobiliário.

Para aquele que deseja ser despachante imobiliário, indica que procure na vida diária se relacionar bem e ter conhecimento, para não ser um leva e trás, ou só montar processos de financiamento. O despachante imobiliário deve ser um profissional que dá assessoria personalizada e eficiente aos clientes. Em sua concepção, o despachante imobiliário é um assessor e parceiro do advogado, do construtor e do corretor, tendo a relação sempre pautada na confiança e credibilidade dos serviços prestados.