LEONIR PIRES MACHADO / Despachante de Trânsito em Giruá:

Natural de Três de Maio/RS e bancário na década de 70, foi informado pelo seu irmão que, na cidade de Giruá, a poucos quilômetros de sua cidade, havia a necessidade de um profissional despachante de trânsito. Desta forma, a fim de tentar um novo desafio profissional, licenciou-se da Instituição bancária onde trabalhava, por um período de seis meses e rumou para Giruá.
Em 1975, definido o caminho a ser trilhado, já casado e domiciliado em Giruá, iniciou na promissora atividade profissional de despachante de trânsito, contando com o apoio e auxílio de sua esposa.
A experiência anterior como bancário, foi muito importante no transcorrer de sua nova atividade em termos de organização. Além de organizar seus próprios procedimentos de trabalho, sugeria inclusive, procedimentos de trabalho junto ao setor de trânsito da Delegacia local.
Naquela época, não existia qualificação; O interessado em ser despachante, executava na prática; Errando, corrigindo, perguntando, se atualizando, em fim, a experiência era adquirida no dia a dia. De todas as formas, o senhor Leonir ia aprendendo, ganhando espaço e conquistando clientes. Lembra que nesta mesma época, as carteiras de motoristas eram feitas em Santo Ângelo. Informou-se com colegas para fazer encaminhamentos, solicitou formulários, agregando este serviço ao escritório.
Seu trabalho como despachante foi muito importante em sua vida; Proveu sua família, formou seus dois filhos na faculdade e tudo que conquistou, foi graças ao seu labor como despachante.
Entende que a mudança do Detran-RS com criação dos CRVAs, foi significativa mas, para o interior do Estado e, principalmente, nas cidades menores, a realidade é outra. Mas, para o senhor Leonir, aquele profissional que trabalha com honestidade e de forma correta, sempre terá espaço na atividade profissional.

Embora a distância tenha dificultado a sua participação junto ao Sindicato, em sua opinião todo o avanço da categoria, foi por mérito do Sindicato.