SERGIO LUIZ MACHADO / Despachante de Trânsito em Santa Cruz do Sul:

Machado, como é conhecido em Santa Cruz, foi industriário, professor primário, comerciário e taxista. A idéia de trabalhar como despachante veio através de sua namorada e hoje esposa, Lurdes, a qual tinha um escritório de contabilidade, onde também, funcionava uma Auto Escola de outro proprietário. Então, Machado encaminhava documentos de trânsito aos clientes do escritório da namorada e dos clientes da auto escola. Lembra que, nesta época, para descolar-se até a Ciretran da cidade, a bicicleta era o seu meio de transporte, devido a distância.
Atuante profissionalmente desde 1974, Machado, juntamente com sua esposa Lurdes, conduziram prósperamente os negócios da família. Todo o patrimônio adquirido é oriundo da atividade de despachante. O serviço de trânsito está no sangue da familia; Seus dois filhos já se capacitaram e estão inseridos neste contexto familiar-profissional. Entretanto, Machado destaca que muitos profissionais despachantes que hoje atuam em Santa Cruz e região, trabalharam no seu escritório.
A Organização Machado, tem um diferencial de atendimento para Portadores de Deficiência e, a sua maior satisfação no exercício desta atividade profissional, é quando entrega os documentos de um veículo a um cliente portador de alguma deficiência, para que o mesmo possa dirigir.
 Associado no Sindicato, desde a criação da entidade, Machado participou de algumas gestões em diversos cargos nas diretorias, sendo atualmente o Secretário Geral.  Representou o Sindicato, perante o Conselho Consultivo do Detran-RS, e perante o Cetran.
Para Machado, o Sindicato é muito importante para a categoria, porém e infelizmente, é pouco reconhecida pela sua grandiosidade como entidade representativa. Destaca, ainda, a evolução do Sindicato, tendo o suporte do Sistema Fecomércio-RS.

Conforme palavras de Machado, a atividade profissional de despachante está em franco crescimento. Há  procura por bons profissionais, nos mais variados segmentos de despachante. A população valoriza o trabalho, pois sente necessidade de um serviço bem prestado. No entanto, vê que a categoria necessita urgente, buscar junto ao Sindicato, uma melhor qualificação para o exercício profissional, ressalvando, ainda, que o sucesso depende do interesse de cada um.
Por isso, àqueles que desejarem entrar neste mercado de trabalho, Machado orienta que busquem qualificação, junto ao seu Sindicato – o  Sindergs, trabalhem com profissionalismo e competência e, tenham sempre consigo o lema de gostar da atividade profissional que exercem.

Sérgio Luiz Machado é case de sucesso. Em 2012, pelo 2º ano consecutivo, recebeu o  Premio de Qualidade do Rio Grande do Sul Estadual , promovido pelo Grupo Imagem  de Cascavel  e, também, recebeu prêmios como despachante mais lembrado.